Vegano, orgânico ou natural, qual a diferença?

Vegano, orgânico ou natural, qual a diferença?

Você já deve ter visto que além de escolher o produto que mais se adequa a você, agora há a possibilidade optar entre produtos veganos, orgânicos e naturais. Antes de se perguntar qual é o selo mais indicado para p seu caso, é preciso entender qual a diferença entre eles.

O selo orgânico existe no Brasil desde 2007, mas começou a ganhar popularidade há poucos anos. O selo fica sob a administração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Inmetro, mas há agências terceirizadas que são fiscalizadas pelo Ministério que auxiliam na certificação. Estas empresas certificadoras também possuem uma vasta lista de ingredientes proibidos por serem nocivos para a saúde ou para o meio ambiente.

Um produto natural é produzido com ingredientes 100% naturais, ou seja, não há a adição de ingredientes nocivos ou aditivos químicos à receita. Outro ponto positivo é que um produto natural não faz testes em animais e visa preservar o meio ambiente.

Quando o produto possui um selo orgânico, significa que ele segue as regras do produto natural e, no mínimo, 95% da sua constituição é de ingredientes de produção orgânica, ou seja, por cultivo sem agrotóxicos. Os outros 5% podem ser compostos por água ou outras matérias-primas naturais.

O selo vegano atesta que o produto não possui ingredientes de origem animal e que não foi testado em animais, porém, o produto poderá conter ingredientes sintéticos.

Você poderá encontrar diversos produtos no nosso site que possuem mais de um selo, como vegano e orgânico. Neste caso, além de não ter ingredientes de origem animais e o produto não ser testado em animais, a matéria prima é orgânica e natural.

Os benefícios de optar por produtos com estes selos vão muito além do que apenas preservar o meio ambiente e salvar os animais. Por conta da lista de ingredientes proibidos e a ausência (ou redução) de ingredientes sintéticos, os produtos se tornam mais saudáveis e mais benéficos para o uso. No caso de produtos cosméticos, por se tratar de ingredientes naturais, as chances de haver reação alérgica ou desenvolver uma inflamação de pele, é consideravelmente menor em relação aos produtos com adição de agentes nocivos.

Qual é a importância do selo?

Os produtos que possuem o selo de certificação são comprovadamente produzidos conforme consta a embalagem, ou seja, se o produto possui o selo orgânico, o órgão responsável pelo selo fez estudos, analises e inspeções para garantir que de fato não haja ingredientes cultivados com agrotóxicos. Vale lembrar que os órgãos de certificação são responsáveis apenas pela fiscalização do método de produção. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o órgão que garante que todos os benefícios do produto sejam comprovadamente reais.  

O selo utilizado aqui no Brasil segue o padrão Códex Alimentarius, um sistema que é seguido pela União Europeia, Estados Unidos e Japão. Este método facilita também o controle de importação e exportação de produtos orgânicos veganos e naturais. Na China, por exemplo, é obrigatório os testes em animais, então qualquer produto produzido na China que possua o selo vegano, é fraude.

 

Os benefícios de optar por um produto natural, orgânico ou vegano

Primeiramente, ao comprar um produto com um destes selos, você está apoiando e incentivando os produtores orgânicos e a fabricação de produtos mais naturais. O mercado com estes selos ainda é pequeno, ao optar por um produto com origens naturais é levantar a bandeira de que precisamos se importar mais com nossa saúde e meio ambiente. Então se consumir é um ato político, apoiar esta causa é essencial.

Os benefícios para o meio ambiente são inegáveis. A Anvisa certifica-se que o processo de produção seja de uma forma sustentável para a natureza e para as comunidades que dependem do insumo para viver. Por este processo de certificação ser caro, é importantíssimo você mostrar seu apoio pela causa do consumo consciente. Para produzir um produto orgânico, por exemplo, é preciso ter o cuidado para utilizar embalagens recicláveis, retornáveis, biodegradáveis ou de uma forma que acarrete a redução e/ou compensação de danos.

No dia a dia não podemos nos livrar totalmente dos ingredientes sintéticos, porém sempre que há a oportunidade é indicado aproveitar e seu corpo agradece. O corpo humano absorve cerca de 60% do que fica exposto à nossa pele, ou seja, em pouco tempo após passar um hidratante, grande parte dos componentes responsáveis pela fragrância, pigmento, conservação, espessura estarão correndo pela sua corrente sanguínea. Os excessos destes elementos podem causar irritações cutâneas, alergias, enxaquecas e até câncer. Agora imagina a quantidade de agentes nocivos que uma pessoa que passa um creme hidratante, duas vezes por dia, todos os dias, irá ter no corpo?

Um produto orgânico e de origem natural não pode conter parafina e nenhum tipo de produto derivado do petróleo, silicone, corantes, óleos sintéticos, conservantes e tóxicos. Consequentemente as chances de haver alguma irritação de pele ou alergia são bem menores do que um produto industrial. Quando aplicamos produtos naturais, a interação dinâmica é mais fácil e o corpo assimila melhor o ingrediente, reduzindo ainda mais os efeitos colaterais do produto.

Desta forma, produtos orgânicos, naturais e veganos evitam o ressecamento excessivo e descamação da pele; danos ao cabelos e olhos; evitam o aumento do risco de câncer, problemas de fígado e sistema imunológico.

Outro fator benéfico de um produto orgânico é que com a ausência do uso de pesticidas, a natureza acaba fazendo a sua seleção natural, apenas as melhores plantas chegarão à sua fase madura, portanto, o material utilizado será mais rico em vitaminas essenciais, minerais e metabólicos secundários. Estes nutrientes serão repassados diretamente para o produto final, otimizando ainda mais os seus benefícios.

Se você busca benefícios à longo prazo, os produtos com selos orgânicos, naturais e veganos também são a melhor indicação. Por serem ricos em nutrientes, eles não apenas mascaram o fator, mas tratam proporcionando mais qualidade na experiência de uso. O custo-benefício também é atrativo. Estes produtos possuem uma durabilidade maior do que os industriais, então um sabonete, por exemplo, dura até três vezes mais que um sabonete comum encontrado nos supermercados.

Maquiagem orgânica

Agora que você entendeu mais sobre produtos orgânicos, veganos e naturais, deve ter percebido que é possível continuar bonita sem adicionar componentes nocivos ao corpo. A maquiagem orgânica tem ganhado espaço e aceitação no mercado por oferecer nutrientes para a pele enquanto maquia. Ao usar uma maquiagem natural, o seu corpo irá absorver os ingredientes hidratando e até rejuvenescendo a pele.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maquiagem orgânica não utiliza corantes. Todas as tonalidades dos produtos são retiradas através de ingredientes naturais e a fixação da cor também é garantida pela natureza. Vale lembrar que, muito antes de surgirem as indústrias de maquiagens, as pessoas retiravam elementos da natureza para se maquiar, como o pó de arroz e ocre vermelho.

Aqui no Santorgânico você encontrará todos os produtos de maquiagem orgânica que precisa para o seu dia a dia. Além de uma variedade de cores e tonalidades, nossos produtos têm qualidade garantida, selo Ecocert e a descrição completa de todos os ingredientes utilizados para a composição na própria página de compra.  

Aromaterapia Natural

Quem procura a aromaterapia, com certeza está preocupado com o seu corpo. Todos os benefícios de nutrição e hidratação, comum nos produtos orgânicos, veganos e naturais, também se encaixam no óleos e essências da aromaterapia orgânica. Nada melhor em optar por um produto natural e livre de agrotóxicos no seu momento de relaxamento.

Você poderá encontrar no nosso site diversos óleos e águas que se encaixam perfeitamente no que você precisa. Na página do produto você encontra todos os nutrientes e vitaminas e a melhor forma de uso do produto para poder ter a melhor experiência com a aromaterapia natural.

Produtos Faciais

A pele do rosto é uma das áreas mais expostas e sensíveis do nosso corpo, por isso devemos ter um cuidado redobrado ao passar algum produto na face. Qualquer produto para o roto um pouco mais agressivo pode causar ressecamento, aumento de oleosidade acne ou inflamação. Os produtos orgânicos, por serem naturais, diminui significativamente as chances destes problemas, por conta disso, são muito indicados para o uso, inclusive quando está em um processo de tratamento de algum dos sintomas acima.

Encontre no nosso site, diversos produtos para a limpeza e hidratação facial e saiba todos os ingredientes que você está aplicando no rosto, além de indicações e especificações dos nutrientes que você estará absorvendo com o uso do produto. É importante ressaltar que mesmo utilizando os produtos faciais orgânicos, é preciso fazer o uso de protetor solar todos os dias.

Corpo e banho

A lista de produtos orgânicos, naturais e veganos para corpo e banho é ampla e vai além de cosméticos orgânicos. É possível encontrar absorventes, desodorantes e até repelentes de insetos para o corpo. Muitas industrias aproveitam a onda de produtos naturais para aumentar a venda dos produtos tradicionais. No mercado estão expostos nos rótulos a menção à ingredientes naturais, mas em linhas pequenas a lista imensa dos sintéticos.

Então porque não aproveitar os benefícios dos produtos naturais e absorver o máximo dos benefícios deles sem adição de elementos nocivos? Ofereça para seu corpo o melhor disponível na natureza com produtos orgânicos.

Casa

Você também pode levar os benefícios dos produtos orgânicos para a sua casa. Aproveite os aromatizadores de ambientes disponíveis no Santorgânico e traga os aromas da natureza para sua casa. Os produtos são 100% naturais o que colabora para a redução de irritação por conta dos aromas.

O benefício se estende também para repelentes de insetos. Você pode usar o repelente através de spray ou varetas, tanto no interior quanto na área externa da casa. O repelente não prejudica plantas nem animais domésticos. Ainda tem dúvidas que opções orgânicas, naturais e veganas são bem melhores para você?

E qual é o melhor para mim?

O melhor para você é o que faz você se sentir bem consigo mesma. É claro que em casos de cosméticos pode haver alguma indicação de dermatologista, porém, no geral, produtos orgânicos, naturais e veganos são indicados para todas as pessoas. Você só precisa escolher qual combina mais com você.

Os produtos orgânicos são os que trazem mais benefícios, por incluírem todos os pontos positivos dos produtos naturais e produtos veganos. Desta forma você além de cuidar do seu corpo, cuida do meio ambiente e dos animais que seriam usados como teste e explorados para dar origem ao produto.

Antes de comprar o produto, leia com atenção os ingredientes para evitar a aplicação de agentes que causam alergias ao seu corpo. Outro fator que deve ser sempre levado em consideração é o selo de certificação de orgânico, vegano ou natural e o prazo de validade. Assim como os produtos tradicionais, os produtos com estes selos também possuem um prazo que precisa ser respeitado.

Fique atento às condições de armazenamento. Exposição ao sol, umidade ou produtos tóxicos podem afetar a qualidade do seu produto. Após acabar com o produto, descarte a embalagem de forma ecologicamente correta, o trabalho para cuidar do meio ambiente começa na produção, mas termina com você. Recicle de forma correta e dê preferência para embalagens com refil. Aproveite o melhor dos produtos orgânicos, veganos e naturais e compartilhe esta ideia.

Agora que você sabe tudo sobre produtos orgânicos, veganos e naturais, pode aproveitar e passear pelo nosso site, temos opções incríveis que irá fazer você virar fã destes selos. Nossos produtos orgânicos e veganos são certificados pela Ecocert e fazemos entrega em todo o território nacional.

 
Sobre a loja

A SantOrganico é uma loja online especializada em maquiagem e cosméticos orgânicos, nossa principal preocupação é facilitar o acesso à uma vida mais saudável mantendo seus rituais de beleza e cuidado. 4 Site 100% seguro. Atendemos todo Brasil.

Social
Pague com
  • PagSeguro
  • PayPal
Selos

Santorganico - Lívia Bevilacqua - CNPJ: 20.903.125/0001-39 © Todos os direitos reservados. 2017